quinta-feira, 8 de março de 2012

Vega e infância!

Olá a todos!
Dessa vez vou começar escrevendo antes de por a imagem! hehe
Quase chegando no fim da semana e quero postar algo que andei estudando e fazendo nas minhas horas vagas no trabalho.
Meu trabalho como ilustrador na empresa que estagio é mais voltado ao público infantil, mas em algumas horinhas sem nada pra fazer desenvolvo um pouco do que mais gosto de fazer: estudar realismo.


o Realismo/Hiper-Realismo é uma das mais belas áreas no desenho, na minha opinião. Isso vem um pouco do meu subconsciente, acredito, pois desde criança eu gostava de ficar olhando pinturas clássicas durante um tempo. Acho que me recordo em alguns trabalhos de escola eu ter tentando fazer representações de obras famosas rs. Crianças...
Infelizmente, pelo que eu percebo, muitas pessoas e até mesmo ilustradores encaram o realismo com certo desdém, muitas vezes até dando um certo 'desvalor'. Como uma passagem de um livro sobre técnicas de arte fantástica que pus num dos posts anteriores, o que temos que aprender é olhar e entender as coisas, como as formas se juntam e se interpretam nos movimentos, esqueletos, fluidez e como se comportam sob luzes e cores.
Claro que não sou nenhum especialista sobre nenhum desses tópicos que citei, estou apenas procurando aprender mais, a cada passo que dou, estudando, assimilando (bem devagar) e tropeçando.


Um tempo atrás queria fazer o Vega do Street Fighter, que foi um personagem que marcou muito a minha infância. Lembro que quando era criança (acho q uns 7 anos) passava Street Fighter (anime, a versão americana é muito ruim) no SBT aos sábados de manhã, e uma das poucas coisas que lembro do desenho foi da luta que o Ken teve contra o Vega numa jaula, no meio de um baile de máscaras onde os dois saíram quase mortos! hehe
Como eu era bem pivete aquela luta me pareceu muito sangrenta e acho que é por isso que lembro bem. Uns anos mais tarde montei uma coleção de bonecos (bem caros) que meus pais foram me dando do desenho.
Minha vontade era trabalhar num desenho realista e já tinha escolhido o Vega como objetivo. Adoro trabalhar nos detalhes e percebo que estou ficando mais rápido e ágil, ao mesmo tempo que reduzo meu tempo de trabalho. Isso realmente me deixa feliz pois me considero muito lerdo e vejo que estou tendo progresso em uma coisa que treino já faz tempo.



Aqui vão alguns detalhes ampliados para ficar melhor de ver:





Usei uma paleta de cores bem alaranjada, pensando na nacionalidade do personagem.
O Vega vem da Espanha na história (as cores predominante da bandeira são amarelo e vermelho) e também ficaram cores muito boas pra representar uma clima de "areia e tourada."


Acho bem importante mostrar o processo (coisa que não fiz muito nos posts anteriores), pras coisas não ficarem tão perdidas em 'mas como você fez e chegou ao produto final?'


Aqui vai meu esboço inicial feito direto no Photoshop mesmo:


E pra encerrar essa coisa enorme mostro a camada principal de cores que costumo passar sempre em cada forma do desenho antes de tudo. Ela funciona como uma cor padrão, depois a maneira mais prática é voltar trabalhando os brilhos e sombras e aplicando cores complementares para tornar tudo mais 'real'.:


É isso por essa semana galera!
Espero que gostem e que possa ajudar alguém com tudo isso, pois o processo todo me ajudou e me fez aprender muito!

Críticas e sugestões são essenciais e muito bem vindas sempre, lembrem-se disso!


Iron.





2 comentários: