sexta-feira, 30 de março de 2012

Começo de TCC

Olá à todos!
Fiquei meio lerdo nas postagens do blog porque agora eu estou me dedicando quase que 100% ao trabalho que exponho 1% abaixo.
Posso começar dizendo que esse ano ficou tensíssimo a partir do momento que comecei meu Trabalho de Conclusão de Curso em Design Gráfico, pela UNESP de Bauru.
O trabalho será apresentado só no fim do ano, então tenho um longo caminho pela frente.
É uma proposta na qual desenvolverei artes conceituais de vários personagens de cenários dentro de um universo fantasioso, escrito por um amigo próximo.
Não quero nem de perto entregar o ouro antes do momento certo, mas são muitos personagens e acho interessante mostrar um dos primeiros que desenvolvi, em uma ilustração full-color (que é a primeira concluída que estará em meu Artbook, que por sua vez é o produto final que apresentarei) para principalmente poder ter um feedback da galera que se interessar em dar uma olhada.


Sou praticamente um novato no universo do Fantasy Art, ja que sequer RPG eu já joguei! hehe
Estou lendo bastante sobre o assunto como forma de pesquisa e que está me ajudando a refrescar muitas idéias. A essência da minha proposta é trabalhar e desenvolver habilidades em Concept Art, e não no universo medieval ou RPG em si (o que acaba sendo uma ótima conseqüência). 
Acredito que o primeiro momento que eu parei e gostei muito mesmo desse tipo de trabalho foi quando entrei em contato com artistas que se tornaram incríveis referências e meus preferidos até então, tais como o grande Frank Frazetta, grande precurssor do universo fantasioso, desde a época em que ele aderia elementos do Sci-Fi dos anos 20/30 e sendo uma das maiores contribuições responsáveis pela consolidação da 'Arte Fantástica' como conhecemos hoje. Também conto os nomes Boris Vallejo, grande mestre do Hiper-Realismo em pintura à óleo com suas modelos guerreiras semi-nuas em cenários hiper-fantásticos, sua esposa Julie Bell que foi pelo mesmo caminho da pintura e tema, antes sendo modelo do próprio Boris; Hajime Sorayama, mestre do nú feminino e Shock Art; Syd Mead, um incrível profissional do Concept Art (área em que quero me especializar), meu prof. da faculdade Milton Nakata que foi uma das maiores contribuições na minha vida na decisão de seguir com essa carreira em frente, que também é contemporâneo de alguns desses que citei e o ponho dentre eles em conhecimento, técnica e habilidade; dentre outros mais de renome mundial também.
Citei esses nomes porque quem chegar até aqui na leitura e se interessar pelo assunto, fica a dica de que vale a pena por seus nomes no google e dar uma olhada em seus trabalhos, podem mudar a concepção de muita gente assim como aconteceu comigo (eu mesmo gastei bastante dinheiro adquirindo alguns de seus livros pra minha formação e coleção).


Agora indo direto ao ponto do trabalho, aqui eu apresento algumas etapas de uma ilustração finalizada do meu trabalho final. Gostaria de por as fotos dos meu esboços preliminares dele, mas preciso escanear, pois as fotos que tirei não ficaram nem um pouco decentes.


O personagem que apresento é Aviculus Leafvie Swore, O Carrasco Iluminado, Tecelão de Mentiras.
Esse personagem apresenta fortes características de um demônio aracnídeo que ele pretende tomar o lugar um dia. Ele ja tem algumas partes do corpo deformadas por conta de ser meio-demônio já, então para se manter neutro na sociedade e circular entre todos sem problemas ele costuma se apresentar em roupas de viajante que cobrem cerca de 92% de seu corpo.
Para arte busquei muita inspiração e referência em ilustrações do Diablo III, A Novela!
Vale lembrar que o universo na qual todos estão inseridos permanece em noite durante todas as etapas do dia (exceto uma província élfica na qual possui um dia iluminado por um sol feito magicamente), então a paleta das ilustrações será bem escura, como foi nesse.
Aqui está o esboço em lápis em uma foto de qualidade péssima, mas serviu pra eu colorir por cima, uma estapa de cores básicas da composição e os detalhes finais colocados.
Essa ilustra foi meio sofrida porque queria tentar usar uns brushs mais Roughs na hora de colorir pra conseguir umas texturas mais personalizadas, mas como toda primeira tentativa não deu muito certo. rs
Depois dessa ilustra eu realmente vou começar a treinar Speed Painting nos próximos concepts desse trabalho, afim de otimizar meu tempo de produção!


Obrigado pela paciência e enjoy!









2 comentários: