sexta-feira, 18 de maio de 2012

Estudos II

Olá à todos!
Não ponho nada aqui desde o ultimo feriado por causa da minha 'atolagem tccística'.
Ultimamente não tenho nada pra mostrar porque estou guardando a grande surpresa do trabalho completo para o fim do ano, quando apresentarei a minha tese! rs
Estou aprendendo muito sobre concept art nos ultimos tempos, pois estou produzindo bastante e estudando muito o assunto, e indiretamente foi o que me fez realizar esse estudo. 
A história é meio engraçada: Estou entrando em contato com novas técnicas de pintura digital, mas de uma forma que o aspecto do trabalho continue sendo o mais artístico possível, afim de otimizar meu tempo de trabalho na execução dos concepts. Nisso, eu conheci uma técnica de um cara muito bom chamado Mr--Jack (http://mr--jack.deviantart.com/) e estou fazendo trabalhos para treinar mais essa forma rápida de colorir realisticamente.
Esses dias reassisti Scarface e há muito tempo atrás eu fiz um Tony Montana em retrato digital, fiquei empolgado novamente com o filme e resolvi fazer um retrato da Elvira (Michelle Pfeiffer), como estudo de observação. A parte engraça vem que o esboço que eu fiz a mão, no fim ficou ridiculamente diferente do rosto real dela (o que prova que eu preciso treinar mais observação) e eu só percebi isso quando já estava boa parte do desenho final colorido. Na hora fiquei bravo comigo mesmo por não ter percebido antes e acabei tendo que construir o rosto dela e a proporção real da cabeça direto na pintura, ja aplicando as cores, sem um esboço a traço.
Isso foi preocupante pra mim na hora pois observação é essencial na vida de qualquer ilustrador, porque é a melhor forma que temos de estudar 'o real' e sermos capazes de reproduzi-lo ou produzi-lo de nossa cabeça. No fim ela ainda ficou com a cabeça levemente erguida e distante do ombro. Mas assim funciona o aprendizado e vamos tentando melhorar cada vez mais.


Abaixo estou postando o 'esboço' feito a mão ao lado do desenho final, quando eu ja havia construido novamente o rosto dela, como forma de comparação e pra diferença entre os dois ser melhor percebida. Depois ponho a imagem de referência e no ultimo ponho o retrato finalizado grande e em detalhes.




Críticas e sugestões são essenciais e sempre muito bem vindas! hehe

Iron.

2 comentários:

  1. Filipe, ta cada vez melhor, irmão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótimo amor. Ta dominando bem o brush "duro" :)

    Te amo x) (por aqui também)

    ResponderExcluir